Síndrome do Lead Curioso

Bem, você sabe que você atrai aquilo que você pede para o algoritmo, né?

Se você seleciona o público certo e faz um criativo alinhado, que filtra pelo criativo, é mais óbvio de você conseguir leads melhores.

Da mesma forma, criativos desalinhados vão cagar com a sua campanha.

Contudo, filtrar pelo pelo público e pelo criativo são apenas 2 das maneiras de você filtrar a sua campanha.

Se você já tentou de tudo quanto é jeito filtrar pelo público e pelo criativo…

….e o seu anúncio para atrair leads qualficados só traz lead sem noção parecendo que descarregaram a carreta furação na sua campanha.

…É porque sua campanha está sofrendo da Síndrome do Lead Curioso.

O que é a Síndrome do Lead Curioso?

É quando não importa o criativo que você faça, sua campanha pode até começar bem, mas depois ela sempre fica impregnada de lead curioso que não faz sentido.

E nessa guerra por lead qualificado, o lead curioso é o seu maior inimigo. 👽

- Por quê? 🙃

Por conta da pegadinha no objetivo do algoritmo da Meta (e de qualquer outra plataforma).

- Mas que pegadinha é essa? 🤨

Pensa comigo:

Para qual objetivo o algoritmo é otimizado na sua campanha?

Para te trazer o máximo de leads pelo menor custo possível, certo?

E é aí que mora a pegadinha.

Quando as pessoas encontram uma brecha nas regras que as dá vantagem, elas tendem a explorar essa brecha ao máximo, não é?

Da mesma maneira, é como o algoritmo vai trabalhar para te entregar o lead mais barato.

Ele vai identificar qual é o perfil de lead mais barato que converte na sua campanha…

….e vai começar a te trazer só ele.

- Tá, mas qual o problema nisso? 🤔

É que quem você acha que é o lead mais barato?:

1. O lead com perfil comportamental de comprador 🧑‍⚕️ (e que por isso custa mais caro);

ou 2. O lead curioso 🤪 (que só te manda a primeira mensagem no whatsapp e some pra sempre)?

Obviamente, o lead curioso.

Ou seja, de modo não intencional, o algoritmo vai encontrar furos na sua campanha para te trazer o lead mais barato.

E o que acontece com a sua campanha quando ela começa a converter esses leads mais baratos com perfil de curioso?

Ela, cumprindo com o proposto, otimiza para te trazer mais deles, porque ele é o lead mais barato.

- Isso quer dizer que o algoritmo é o vilão? 👽

NÃO.

Ele está cumprindo exatamente com as regras do jogo.

Ele está cumprindo com o objetivo que você deu pra ele, que é de te trazer o máximo de leads pelo menor custo possível.

Até então ele não sabe quem é o seu lead ideal.

Para ele, o seu perfil do lead ideal é o mais barato e ponto final.

E é por isso que o Lead Curioso é o seu maior inimigo. 👽

E é por isso que a sua campanha sofre da Síndrome do Lead Curioso.

- Então quer dizer que se a minha campanha sofre da Síndrome do Lead Curioso, porque eu deixei brechas no que eu pedi para o Meta, a culpa é minha?

Bom… Sim.

- 🥲 Mas como combater o Lead Curioso e curar a minha campanha da Síndrome do Lead Curioso?

A resposta curta e um tanto óbvia é: impeça os curiosos de virarem lead.

Se você deixa passar muitos leads curiosos, o algoritmo vai otimizar para leads curiosos.

(e vai focar em trazer mais deles)

Se você só permite deixar passar leads qualificados, o lead mais barato (e mais ruim) que o algoritmo pode te trazer, e pra qual ele vai otimizar, ainda vai ser um lead qualificado.

- Mas como impedir os curiosos de virarem lead? ☹️

A sacada é simples:

Aumente os seus filtros e deixe passar apenas os leads qualificados.

Assim, o lead mais barato possível ainda tende a ser um lead qualificado.

Com isso, quando o algoritmo encontrar um padrão do lead mais barato que converte na sua campanha, e começar a te trazer só esse perfil de lead, ele ainda vai ser um lead qualificado.

Mas cuidado!: ⚠️

Existe uma linha muito tênue entre entre:

1. Acertar o filtro ideal e conseguir só leads qualficados;

e 2. Exagerar no filtro e o seu custo por lead ficar extratosférico ou não converter ninguém.

Precisa ser um Filtro Cachinhos Dourados:

Nem filtrado demais, nem filtrado de menos.

A realidade é que o filtro 100% perfeito não existe.

Até porque sempre vai ter o lead curioso que simplesmente não lê nada e só sai clicando em qualquer coisa, independente das barreiras que você coloque na frente dele. (É impressionante kkk)

Uma pergunta estratégica a mais no seu formulário já pode resolver o seu problema.

Essa é uma das maneiras mais simples para você começar.

Se selecionar um público é um filtro pra quem vai ver o seu criativo…

…E o criativo é um filtro pra quem vai clicar para ir para o seu formulário…

…O formulário é um filtro pra quem vai virar o seu lead.

Se você só deixa virar lead quem te dá as respostas certas, você já elimina a maioria dos curiosos.

Por exemplo, na captação atual do comercial da minha agência, eu quero captar apenas dentistas.

Nessa captação, eu mando do criativo direto pra um formulário externo.

Nesse formulário, eu poderia fazer perguntas para filtrar o perfil de quem chega nele.

Por exemplo:

1. “Qual o nome da sua clínica?”.

e 2. “Qual o faturamento mensal da sua clínica?”

Assim, eu aumentaria as chances de só quem tem clínica responder e de eliminar os curiosos.

Mas para mim, isso ainda não é o suficiente.

Não adianta eu só captar dentistas.

Eu preciso captar dentistas interessados em fazer tráfego pago.

Assim, eu posso adicionar novas perguntas para filtrar por intenção.

Por exemplo:

1. “Sua Clínica já faz tráfego pago?”.

e 2. “Qual a sua urgência em captar pacientes de forma eficiente na internet?”

Percebe que assim eu consigo não só filtrar pelo perfil, eliminando os curiosos que não são dentistas…

…Como também filtrar pela intenção, eliminando os dentisas curiosos que não querem contratar uma solução de tráfego pago?

Com esses filtros, as chances de espantar os curiosos e só converter pessoas que cumprem esses requisitos é bem maior.

Agora, quanto maior a complexidade da venda, pode ser necessário você ir mais além.

Por exemplo, adicionando uma landing page no meio do processo ajudaria a pessoa a entender melhor no que ela está se inscrevendo antes mesmo dela começar a preencher o formulário.

Com isso eu também consigo filtrar perfil e intenção.

A questão é que existem diversas maneiras de você fazer esses filtros.

Mas foque no princípio:

No Filtro Cachinhos Dourados.

Pra isso, responda a seguinte pergunta:

“O que eu posso fazer para impedir os curiosos de virarem lead, sem afastar os leads qualificados?”

Com isso, você vai travar uma guerra contra os leads curiosos e vai curar as suas campanhas da Síndrome do Lead Curioso. 😆

Por fim, deixo uma dica final:

Não só com filtros você ajuda o algoritmo a te trazer mais do que você quer.

Você pode ativamente trabalhar para otimizar o seu pixel.

Você pode enviar para o seu pixel quais são as pessoas qualificadas que já converteram anteriormente para pedir que ele traga pessoas similares.

Assim, o algoritmo vai te trazer o lead mais barato…

…Mas que seja similar ao perfil dos leads qualficados que você pediu…

…E que passe pelos filtros que você colocou no caminho para ajudar a evitar os curiosos.

E assim, você tem o coquetel completo de remédios pra dar adeus a Síndrome do Lead Curioso. 😆


Espero que ajude alguém. Até a próxima. 👋

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Sobre o Autor

Vinícius Ragazzi

Vinícius Ragazzi é CMO e sócio-fundador da Master Results, Agência especializada em Marketing de Performance. Engenheiro de Produção, com MBA em Gestão de Tráfego Pago e em Gestão de Agência de Marketing. Há 12 anos atua no marketing digital e hoje ajuda empresas a baterem recordes de faturamento através de Marketing de Performance.

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